sábado, dezembro 23, 2006

Um post político

SE este fosse um país sério, teríamos um curso obrigatório para preparar qualquer um que quisesse exercer um cargo público, nos mesmos moldes do que já existe para ser diplomata. Dentre outras coisas o candidato a político deveria ter conhecimento da história e geografia da sua cidade/Estado/país, administração e gestão pública, reforço de português, economia, retórica, etiqueta da figura pública (para evitar casos como Lilian Ramos e a cachacinha do Lula), dentre outros.

Deveria haver um concurso tipo vestibular para admitir novos candidatos a político no tal curso, e somente aqueles já formados poderiam se candidatar a uma eleição. E cursos suplementares para candidatos a deputado, senador, governador e presidente, tendo como pré-requisito o curso básico para vereador. Somente aqueles já fornados poderiam se candidatar a uma eleição. Isto daria à população a certeza de que o futuro político está capacitado a exercer o cargo. Analfabetos etc deveriam é investir no estudo primeiro e em querer mandar em uma comunidade depois! Se é carismático equerido na sua localidade, ótimo! Mas que aprenda o básico primeiro antes de se responsabilizar pelo bem estar social de um vasto grupo de pessoas!

A candidatura a político hoje em dia é o equivalente a conseguir um título de nobreza no passado. O Zé da Padaria prospera, expande sua loja para uma cadeia de padarias, fica conhecido na comunidade local e logo se candidata a vereador. Antigamente ele compraria um título de barão. Tem de tudo se candidatando a vereador ou deputado neste Brasil: de dono de colégio e médico até dono de cemitério. Só que ser conhecido e fazer coisas legais pela população não quer dizer que ele vá ser um bom político.

E, sinceramente, eu nunca vi uma pessoa fazendo algo pela comunidade local depois que eleva um pouquinho seu padrão de vida que não estivesse tentando construir uma base de eleitores para um candidatura em potencial.