terça-feira, setembro 11, 2007

Minha primeira experiência com o Acrobat Connect Professional

Me inscrevi em uma série de eSeminars da Adobe. O primeiro foi hoje às 13:00. Eles estão usando uma tecnologia muito interessante chamada Adobe Acrobat Connect Professional, que me parece uma solução perfeita, junto com o Google Apps, pra aperfeiçoar ainda mais meu escritório virtual.

O Google Apps me proporciona emails, calendário e outras funções para agendar um cronograma decente de produção com os clientes (marcando na agenda datas para aprovação de cada etapa, por exemplo) em uma página determinada no meu site.

O Acrobat Connect me permite uma videoconferência em tempo real com webcam e áudio, um espaço para escrever questões e uma tela onde eu posso exibir uma apresentação do trabalho ou mesmo abrir os programas e editar o trabalho em tempo real, tudo do meu desktop, assistido pelos membros daquela reunião. E caso precise enviar ou receber arquivos para/do cliente, há uma área para isso. Rulz muita coisa!

A primeira palestra, Actionscript 3 for Animators, teve áudio e vídeo streaming perfeitos. Curiosamente a única coisa que deu lag foi o Q&A (o espaço onde as questões eram escritas). Outra parte que ficou lenta foram os polls a ser preenchidos antes e depois da palestra. Eu optava por uma alternativa, ele informava que minha opção foi enviada e a caixa resetava, como se eu não tivesse votado. Isto me deixou confusa sobre se meu voto foi contabilizado ou não, e se o foi mais de uma vez.