quinta-feira, abril 09, 2009

Fechando os comentários do blog

Este blog começou em 2001 graças ao Nicholas. Ele sempre foi um blog extremamente pessoal, e eu hesitei durante muito tempo em colocar um sistema de comentários nele, por alguns fatores.
Primeiro: eu sempre escrevi para os meus amigos. Eles sempre foram o publico-alvo deste blog. E os meus amigos sabem como entrar em contato comigo. Logo, nunca houve necessidade de um sistema de comentários para isso. Segundo: Eu sempre detestei a idéia de gente sem noção entrando em um post onde eu abro meu coração e me exponho completamente e comentando algo do tipo "hahaha, legal teu blog, entra no meu".

Há algum tempo atrás eu resolvi liberar comentários no blog, e aconteceu mais ou menos o que eu previa: Os amigos continuaram lendo e comentando por telefone, por MSN, pessoalmente, etc. As pessoas que se sentiam tocadas pelo que eu escrevo, que se identificaram, me mandaram emails que eu sempre respondi. Os comentários foram usados por pessoas normalmente advindas de alguma pesquisa bizarra no Google, caindo em um post meu fora de contexto, e normalmente para me xingar por ter uma opinião diferente da delas sobre algum assunto. Pessoas que não me conhecem. Que nunca me viram na vida. Me julgando e rotulando por um único post. Curiosamente, essas pessoas nunca usaram o recurso do email. E eu acho que sei porque.

Quando você vence a barreira da introspecção e manda um email, você começa um diálogo em particular, diretamente com aquela pessoa. Quando você comenta um post, você está menos interessado no que o autor disse do que em mostrar ao mundo a sua opinião. E é MUITO mais fácil xingar alguém em público sem deixar rastros do que conversar com essa pessoa em particular.

Só que aqui é a minha casa. E eu escrevo para quem eu conheço. Se você não me conhece pessoalmente, você está invadindo. O mínimo que você deveria ser é educado. Aprovar um comentário me xingando seria a mesma coisa que deixar uma pessoa sair entrando na minha casa e pixando as minhas paredes e chutando o meu gato passivamente. Se você não me respeita, e não respeita a minha casa e o meu espaço, não entre aqui. Existem vários lugares onde você será bem vindo. Existem vários outros lugares fora deste blog onde você pode conversar publicamente comigo. É só procurar.

Eu não tenho tempo nem paciência para ficar moderando comentários de gente sem noção. Eu não estou interessada em faminha de internet. Eu não ganho a minha vida assim. Este blog tem oito anos de existência. Minha vida inteira está escrita aqui. Nenhum desses trolls estava ao meu lado quando eu estive realmente doente há alguns anos atrás. Os amigos para quem eu escrevo estavam. Aliás, descobri na época que tinha muito mais amigos do que eu sonhava ter.

Logo, estou fechando o sistema de comentários. Quem realmente tem algo a me dizer vai continuar me mandando emails, me procurando, meios não faltam. Abrir os comentários foi uma experiência interessante, mas o resultado foi previsível.