sábado, maio 09, 2009

É impressão minha ou a Turma da Mônica mudou para a Alemanha?

Então eu estava lendo a Turma da Mônica Jovem n.9 e notei uma coisa interessante: qual é a da quantidade absurda de figurantes LOIROS no colégio do Limoeiro? Maurício de Sousa deve ter um personagem politicamente correto para tudo (mudo, cego, cadeirante, autista...) mas misteriosamente a revista falha em representar o que uma criança e adolescente brasileiros vêem quando olham ao seu redor. Nós somos um povo prioritariamente de morenos e brancos de cabelos negros ou castanho-escuros e ondulados, seguidos de vários graus de miscigenação com negros, negros puros e só aí loiros. Não é a realidade do Limoeiro.

A história já começa com o Xaveco, um loiro, contracenando com outro loiro na página 5. Abre para uma página dupla onde tem uma figurante loira e o diretor da peça também é loiro. Daí aparece a Magali gamada no professor de Ciências, que é loiro. Página seguinte? Carmem (uma personagem loira) e sua amiga Denise, ruiva. Página 22, revista de mulépelada na mão do Cebolinha, garota da capa? Loira. Toni, ex-tonhão, um caso bizarro de guri moreno que ficou loiro depois, é o personagem apresentado na história.

Página 45, turma onde os personagens estudam: 8 loiros, 3 morenos, um personagem com cabelo bem curto estilo cebolinha que pode ser moreno, um negro pra cumprir a cota, fora a turma, todos os 4 morenos.

Página 49, onde as garotas do colégio cercam Toni: 15 garotas, 9 loiras, 4 morenas (contando Mônica e Magali), 1 ruiva (Denise) e uma silhueta de garota de cabelo liso.

Página 51: Mais 3 figurantes, todos loiros. Página 51? Figurante loiro no futebol. Página 59, Mônica passando por um grupo de alunos para ver o quadro de avisos? 7 figurantes, todos loiros.

Página 92, platéia de pais da peça: 7 loiros, 3 morenos (contando com os pais da Mônica) e uma mulher que pode ser ruiva ou morena clara.

Tipo, no colégio inteiro do Limoeiro tem um único negro, que parece colocado ali de propósito para não dizerem que não desenharam um negro na revista. E tem um cameo do Do Contra, que parece ser oriental. Mas morenos sendo minoria num mundo misteriosamente ariano????? Acho que nem na Alemanha ou na Rússia tem tanta gente de cabelo claro assim!

No futuro onde a turma da Mônica vira adolescente eles fazem parte de uma minoria que conseguiu escapar de ter caído numa tina de Blondor, é isso????