terça-feira, dezembro 08, 2009

Auto-preconceito

O pior tipo de preconceito que eu conheço, o mais insidioso e o que melhor serve para controlar a vítima é o preconceito internalizado. O mais curioso é que normalmente ele vem acompanhado de exceção, ou seja, na maioria das vezes você faz parte daquele grupo mas se auto-exclui dele por "seguir as regras".

É a mentalidade capataz de fazenda: eu sou negro, mas não sou que nem estes negros em quem eu "mando". Eu sigo as regras.

O mesmo vale para os outros casos: eu adoro ter sexo com travestis ou gays passivos MAS EU NÃO SOU GAY (na verdade, bissexual, né). E embora goste de fazer sexo com gays o sujeito se sentiria profundamente incomodado por ser visto acompanhado de um. Tem gente capaz de matar por causa disso.

É a mulher que vira e fala: eu não sou que nem esta vagabunda que aí está, nunca (usaria tal roupa/faria tal gesto/diria palavrões/etc), eu sigo as regras.

"Eu sigo as regras, eu conheço o meu lugar"

As regras de quem, cara-pálida? Da sociedade que te ensinou que ser mulher, ter pele escura ou ter uma sexualidade diferente é algo ruim, a ser negado, controlado, reprimido a todo custo. Seja uma mulher discreta. Ele é gay, mas não é daqueles espalhafatosos. Ele é negro, mas nem parece.

E é justamente a parte oprimida quem mais agressivamente coloca quem não segue as regras no seu devido lugar.