segunda-feira, abril 23, 2007

Download Madness and the Final Countdown

Baixando novas versões/atualizações/opções de programas noto que depois da fusão Macromedia+Adobe eu ando passando mais tempo no site da Adobe do que seria bom para um ser humano normal. E olha que ainda não saíram as versões definitivas do CS3!

Em clima de pós-Semana de Design Digital do Infnet, que merece um post à parte, e tomando vergonha na cara para finalmente lançar meu site oficial em maio.

Eu tenho o mesmo "problema" de gente como o Nix, por exemplo, e talvez boa parte dos profissionais que trabalham com criação no Brasil. Ao contrário dos profissionais da mesma área no exterior, que são EXTREMAMENTE especializados, nós jogamos nas onze. Fazemos de tudo um pouco, acumulamos cargos e funções e especializações nas áreas mais díspares possíveis e ainda temos de abusar da criatividade porque ganhamos mal pacas rs... Profissionais brasileiros de criação são disputados a tapa lá fora, justamente por serem multi-facetados. Quê que eu tô fazendo aqui? Teimosia e falta de vergonha na cara, acho.

Meu desafio no momento é encontrar uma estrutura de site que permita traduzir essa coisa multi-tarefa, multi-tasking, multi-tudo que faz parte da minha natureza, e de uma forma que eu possa traduzir cada uma das centenas de coisas que fiz numa forma inteligível e interessante pra quem for visitar o site. Idéias demais. I can't stop thinking, diz tio Scott Mcloud. Nor do I, unca. Nor do I.

Mas estou juntando impulsos, como a frase da Spike citada num post aí embaixo, o gás trazido pelos workshops no Infnet, um compromisso assumido comigo mesma, empurrões e incentivos do namorado, Ana Marta, , Zander , menino gelado e outros amigos que querem me ver bem e ganhando dinheiro, vontade MINHA de ganhar dinheiro, exemplos de gente como o Jeph Jacques, de Questionable Content, que assim como eu tem síndrome de pânico/depressão mas conseguiu fazer sucesso com sua webcomic...

Eu nem sei mais quantas caras esse site já teve ao longo dos anos em que planejei e nunca coloquei nada no ar... Casa de ferreiro, espeto de pau, mas a grande verdade é que todo designer sofre horrores na hora de criar seu próprio site. Adicione um perfeccionismo agudo e excesso de criatividade, i.e., possibilidades de fazer a mesma coisa da maneira mais mirabolante possível e voilà! Uma idéia ótima paralizada e nunca posta em prática.

Eu tenho de juntar no mesmo lugar ilustrações profissionais, desenhos por prazer, quadrinhos, animações em flash, modelagem de estatuetas, portfolio de publicidade, cinema, design, escritório virtual, blog profissional (yep, também sou dublê de webwriter rs), loja virtual... e isso é o que me vem à cabeça no momento! Diga qualquer atividade interessante ligada a criação e eu ou já fiz ou pretendo fazer em um futuro próximo... Não existem limites, costumo dizer. Topo tudo desde que a idéia seja interessante, o que não sei fazer aprendo e quanto mais aprendo mais idéias tenho. Overwhelming. E olha que eu ainda sou mãe em tempo integral e assistência técnica 24 horas dos 4 micros da rede doméstica aqui em casa...