quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Sem noção

Acabo de receber um e-mail de uma pessoa interessada em comprar a minha impressora Citizen Printiva... Detalhe: o post em que eu anunciei a dita é de 2003...

UPDATE: O cara sem noção havia me mandado um email com exatamente uma linha de texto. Sem dizer "oi" ou "tchau", apenas "mande seu telefone para negociar a impressora". Assim, como quem pede uma pizza. Respondi no mesmo tom, perguntando se ele tinha noção de que o post onde ele viu o anúncio tinha quatro anos de idade (na verdade cinco). Ele se deu ao luxo de me responder dizendo que eu não tenho "eduação" e mandando eu me danar.

Engraçado isso: o cara não sabe usar a Internet o suficiente para LER NO POST QUE ELE É DE 2003, manda um email completamente lacônico para uma pessoa que ele nunca viu na vida sem usar sequer do mínimo de netiqueta ou cortesia que se usa com um desconhecido com quem se pretende fazer negócios e eu que não tenho "eduação". Levando o coice em conta, eu diria tratar-se de um legítimo exemplar de Co.D.A.

domingo, fevereiro 24, 2008

Mais coisas em SP que eu não consigo me acostumar

* NÃO pega celular dentro do metrô em SP. Eu SEMPRE me esqueço disso. E ter de sair de dentro da estação de metrô para conseguir mandar um SMS ou confirmar um compromisso é uma das coisas mais contraproducentes que eu já me vi obrigada a fazer, para ser educada.

* Os ônibus não têm numeração atrás. Se você chegou no ponto de ônibus e viu um que poderia servir para você parado, tem de perguntar para alguém se é aquele mesmo ou tentar correr até a lateral dele para ler o que está escrito. Duh.

Piada pronta

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

From the desk of Unca Neil: Como se pronuncia Neil Gaiman

Definitivamente como GAY-man e não como GÁI-man. Audio com a voz do próprio unca Neil.

Isso me lembra a Bienal de Quadrinhos de 93, quando um jornalista finalmente teve coragem de perguntar ao Bill Sienkiewicz como se pronunciava o sobrenome dele. Aliás, pelo que eu acabo de ver no site dele, ele levou a coisa a sério hahaha...

Eu já vi gente pronunciando Lanika dos jeitos mais diversos possíveis, btw. LÂ-nika, LÁ-nika, Lani-ká (meu francês), lein-ni-ka... e lankia! Sorry folks, a sílaba tônica é o NI. É La - NIII - ka. Rima com Awika :P

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Motivos pelos quais eu amo o meu namorado


Estamos assistindo um documentário sobre a história dos videogames no Mac, pipoca e coca-cola a postos, de repente a trilha de fundo de uma cena me faz dar um gritinho empolgado: é uma música da década de 80 da qual eu tinha apenas um trecho instrumental na cabeça e que eu estava procurando há anos descobrir o nome. Chegou a tocar numa DDK mas eu nunca lembrei de perguntar ao DJ o nome dela. Explico isso para ele, terminamos de ver o capítulo do documentário e ele como bom nerd que é fuça a trilha sonora do episódio para descobrir a música para mim. Não tem o nome. Ele resolve repetir o trecho e me conta que a música faz parte da trilha sonora de um jogo conhecido. Um pouco de Google e Wikipedia depois, bingo! Ele descobriu a música. E de repente se lembra de algo e vira pra mim e diz que tem a música. Sabe porque? Porque ela está no primeiro CD que ele comprou na vida. Ele não é tão viciado em música quanto eu. Ele curte pop japonês. E ele comprou um CD de pop rock pós-punk new wave com uma das músicas raras que eu adoro muito antes de sonhar em me conhecer. Eu já nem penso mais em calcular qual a probabilidade disso acontecer, as coincidências na nossa vida deixariam os pentelhos do Jung em pé :)

*****************

Defeitos, todos nós temos: Eu tenho TRAUMA, D-E-T-E-S-T-O, abomino lavar louça. No que depender de mim, ela acumula. E eu sou extremamente distraída, cheia de falhas de memória e pródiga em esquecer coisas pela casa, seja um copo de coca-cola perdendo o gás no quarto ou os óculos dentro da gaveta de calcinhas :P Numa dessas ele puxa minha orelha por ter esquecido pela enésima vez um copo no quarto e eu dou o troco: "Eu tenho defeitos mas eu assumo, você já sabia que eu tinha falhas de memória antes de começar a namorar comigo. Mas você também é igualzinho a mim e eu não fico reclamando. Todo dia aparece um par de meias brancas abandonado em algum lugar do apartamento. Quando eu não cato e levo pro cesto de roupas, elas começam a se reproduzir. Se eu deixar ficar uma semana sem catar as meias, elas vão ter se espalhado pelo quarto e ficam lá, espalhadas pelo chão, me olhando com aquela cara de "cadê o meu papai?". Daí antes que elas comecem a me chamar de mamãe eu vou lá, com todo cuidado, cato meia por meia com todo o cuidado do mundo e levo lá pro cesto de roupas, que é o lugar delas."

Nisso ele olha bem pra minha cara, começa a rir e diz que eu devia fazer um livro infantil com a história das meias. Que ele chegou até a ver as meinhas bebês sozinhas e abandonadas no chão esperando que alguém as levasse pro cesto de roupas, e que já estava até começando a ficar com pena de verdade das meinhas. A sério. Que eu estou perdendo dinheiro se não aproveitar direito a minha criatividade. Ele pega minha conversa maluca e transforma numa idéia para produzir um livro: eu amo esse homem!

*************

Idéias malucas, 10 cents a dúzia: eu adoraria ter tempo para realizar pelo menos uma das nossas maluquices... Quando a Coca-Cola Zero foi lançada, pensamos em fazer uma animação stop motion da Coca de lata negra vestida como Darth Vader enfrentando uma Pepsi jedi. Com um pouquinho de After Effects + Photoshop para cuidar dos sabres de luz ia ficar foda :)

Falando nisso, vou ali desenhar uma estampa de camiseta com que eu sonhei por esses dias para colocar na minha loja no Cafepress antes que ele puxe a minha orelha :)

Google, WTF?



Tudo bem, o meu Gmail tá configurado para português, então rola uma tradução básica. Traduções quase sempre contém erros... Mas em matéria de erros de "tradução"/codificação esse foi forte: QUE PORRA É ESSA DO LADO DE (ARQUIVAR)? Árabe? Georgiano*?

Pelo lado bom, o "bug" não afetou a criação do filtro. E o blog sobre livros e cards alterados é tudo de bom! Não vejo a hora de ter tempo livre para fazer os meus!

*tks luv

sábado, fevereiro 16, 2008

Coisas em São Paulo com as quais ainda não me acostumei

1 - O "lullaby" do caminhão de gás

Eu ainda estranho escutar de vez em quando vinda da janela aquela musiquinha de canção de ninar do caminhão de gás daqui. E na minha cabeça não faz sentido: pra que a canção de ninar? Pra deixar os paulistas mais calminhos, com sono ou o que? Biiig WTF.

2 - O Metrô

Eu ainda estranho MUITO o metrô daqui. Tem coisas que chegam a ser diametralmente opostas ao do Rio. A principal é a falta de ar condicionado. No metrô do Rio, por mais que o calor esteja senegalês do lado de fora, você entra no metrô com aquela sensação de alívio. Aqui, pode estar frio e chovendo que o metrô sempre vai estar infernalmente QUENTE. Quente E abafado. Tão quente que meu filho passou mal a primeira vez que andou de metrô em São Paulo, sem sacanagem. É MUITO estranho, muito difícil de me acostumar.
O AUDIO do metrô é um capítulo à parte: acho que não fiz até hoje uma viagem de metrô onde o sistema de som não estivesse com defeito. Para piorar, não é uma gravação bilíngue estilo Iris Lettieri que anuncia a próxima estação: é o próprio motorista, com o som todo truncado e cortado, o que faz com que seja impossível ouvir o que ele fala e você fique tentando decifrar os pedaços e acabe deixando para lá. No começo eu ficava maluquinha porque não conhecia as estações e não sabia para onde estava indo direito. Agora aprendi a deixar o audio para lá e ficar atenta à sequência das estações sem me distrair. A locução dos motoristas é um espetáculo à parte: um dia quando voltávamos da Anima Mundi tivemos o privilégio de andar com o Bela Lugosi cover: sua voz e entonação eram idênticas às do Zé do Caixão.
Falando em audio, nas estações de metrô do Rio toca música clássica em todas as estações, que, aliás, são impecavelmente limpas com algumas raras exceções. Aqui, acho que só vi uma ou duas estações com música ambiente, e não sei se pelo tamanho ou pela idade, ou mesmo pelo projeto arquitetônico, mas a grande maioria das estações tem a aparência de ser muito mal conservada e um aspecto sujo, poluído mesmo.

Ah! Já ia esquecendo desta pérola: o bilhete metrô-ônibus não serve como ônibus-metrô! Só funciona se você usar PRIMEIRO no metrô e depois no ônibus. Se você tentar fazer o contrário o trocador do ônibus te olha com cara de WTF. E não compensa, sai 60 centavos mais caro que pagando as passagens com o cartão Bilhete Único, cuja integração metrô-ônibus, por sua vez, FUNCIONA para ônibus-metrô.

3 - O transporte público INTEIRO pára depois de meia-noite

Eu acho isso muito estranho: não só metrô, mas nenhum ônibus circula pela cidade de madrugada. Se você não tiver carro, não tiver dinheiro para pagar um taxi e não puder ir a pé para algum lugar você está literalmente FODIDO.

4 - Hollerith, bolacha e farol :P
Hollerith é o que eu estranho mais. Não consigo chamar contra-cheque de hollerith. E a primeira vez que me ofereceram uma bolacha eu achei que ia apanhar :P

Tem mais coisas, mas essas são aquelas que eu ainda não consegui me acostumar... affe :P

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Diabo, cuidado com o rabo - ou PHISHING assustador


(clique na imagem para ampliar)

É a primeira vez que vejo um scam simulando ser uma intimação para comparecimento em audiência. O que mais impressiona é que veio utilizando um e-mail que parece ser de uma pessoa real, e a lista de pessoas copiadas idem. Tá com pinta de vírus brabo, daqueles que utilizam a agenda de endereços de e-mail da vítima para se espalhar. Ao contrário dos scams de costume, não tem erros de português aparentes neste.

Não passou em dois testes banais que qualquer pessoa com meio cérebro usa numa ocasião dessas:

1 - eu não conheço o remetente, então já foi previamente selecionado como spam. Pode ser um e-mail legítimo de alguém que lê este blog, por exemplo, então sempre dou o benefício da dúvida... Mas não conhecer o remetente já liga o desconfiômetro. E eu não abro anexo sem confirmar nem do e-mail da minha mãe!

2 - bingo! Passo o mouse sem clicar sobre os links do "processo" e do MSN na mensagem, que apontam para o mesmo lugar: um domínio atmnt.com estranho, com redirect etc. Mais fake impossível. E o anexo per se é falso, a mensagem NÃO tem anexos e usa uma gif de um clipezinho para simulá-lo.

Mesmo assim, o scam impressiona e mexe com um medo primordial de qualquer pessoa, que é se ver envolvida em algum procedimento jurídico, seja como testemunha, vítima ou whatever.
É oficial: todo mundo que eu conheço está na Campus Party no momento menos eu. Namorido está trabalhando por lá a semana toda, fazendo cobertura pro trabalho. E eu tô de stand by esperando resolver detalhes do meu novo trampo...

A boa notícia é que o notebook está de volta em DEFINITIVO (Weeeeeeee!!!!!!) graças ao namorido e eu estou reinstalando todos os meus adorados programas nele enquanto digito :)

Para complicar, estou com uma dor de dente atroz e desanimada: tudo indica que vou precisar extrair os sisos, depois de 14 anos de convivência pacífica. Tudo que o mundo precisava: uma Lanika com 50% a menos de juízo...

UPDATE: Reunião transferida pra Campus Party \o/! E lá vamos nós!