sábado, fevereiro 16, 2008

Coisas em São Paulo com as quais ainda não me acostumei

1 - O "lullaby" do caminhão de gás

Eu ainda estranho escutar de vez em quando vinda da janela aquela musiquinha de canção de ninar do caminhão de gás daqui. E na minha cabeça não faz sentido: pra que a canção de ninar? Pra deixar os paulistas mais calminhos, com sono ou o que? Biiig WTF.

2 - O Metrô

Eu ainda estranho MUITO o metrô daqui. Tem coisas que chegam a ser diametralmente opostas ao do Rio. A principal é a falta de ar condicionado. No metrô do Rio, por mais que o calor esteja senegalês do lado de fora, você entra no metrô com aquela sensação de alívio. Aqui, pode estar frio e chovendo que o metrô sempre vai estar infernalmente QUENTE. Quente E abafado. Tão quente que meu filho passou mal a primeira vez que andou de metrô em São Paulo, sem sacanagem. É MUITO estranho, muito difícil de me acostumar.
O AUDIO do metrô é um capítulo à parte: acho que não fiz até hoje uma viagem de metrô onde o sistema de som não estivesse com defeito. Para piorar, não é uma gravação bilíngue estilo Iris Lettieri que anuncia a próxima estação: é o próprio motorista, com o som todo truncado e cortado, o que faz com que seja impossível ouvir o que ele fala e você fique tentando decifrar os pedaços e acabe deixando para lá. No começo eu ficava maluquinha porque não conhecia as estações e não sabia para onde estava indo direito. Agora aprendi a deixar o audio para lá e ficar atenta à sequência das estações sem me distrair. A locução dos motoristas é um espetáculo à parte: um dia quando voltávamos da Anima Mundi tivemos o privilégio de andar com o Bela Lugosi cover: sua voz e entonação eram idênticas às do Zé do Caixão.
Falando em audio, nas estações de metrô do Rio toca música clássica em todas as estações, que, aliás, são impecavelmente limpas com algumas raras exceções. Aqui, acho que só vi uma ou duas estações com música ambiente, e não sei se pelo tamanho ou pela idade, ou mesmo pelo projeto arquitetônico, mas a grande maioria das estações tem a aparência de ser muito mal conservada e um aspecto sujo, poluído mesmo.

Ah! Já ia esquecendo desta pérola: o bilhete metrô-ônibus não serve como ônibus-metrô! Só funciona se você usar PRIMEIRO no metrô e depois no ônibus. Se você tentar fazer o contrário o trocador do ônibus te olha com cara de WTF. E não compensa, sai 60 centavos mais caro que pagando as passagens com o cartão Bilhete Único, cuja integração metrô-ônibus, por sua vez, FUNCIONA para ônibus-metrô.

3 - O transporte público INTEIRO pára depois de meia-noite

Eu acho isso muito estranho: não só metrô, mas nenhum ônibus circula pela cidade de madrugada. Se você não tiver carro, não tiver dinheiro para pagar um taxi e não puder ir a pé para algum lugar você está literalmente FODIDO.

4 - Hollerith, bolacha e farol :P
Hollerith é o que eu estranho mais. Não consigo chamar contra-cheque de hollerith. E a primeira vez que me ofereceram uma bolacha eu achei que ia apanhar :P

Tem mais coisas, mas essas são aquelas que eu ainda não consegui me acostumar... affe :P