quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Diabo, cuidado com o rabo - ou PHISHING assustador


(clique na imagem para ampliar)

É a primeira vez que vejo um scam simulando ser uma intimação para comparecimento em audiência. O que mais impressiona é que veio utilizando um e-mail que parece ser de uma pessoa real, e a lista de pessoas copiadas idem. Tá com pinta de vírus brabo, daqueles que utilizam a agenda de endereços de e-mail da vítima para se espalhar. Ao contrário dos scams de costume, não tem erros de português aparentes neste.

Não passou em dois testes banais que qualquer pessoa com meio cérebro usa numa ocasião dessas:

1 - eu não conheço o remetente, então já foi previamente selecionado como spam. Pode ser um e-mail legítimo de alguém que lê este blog, por exemplo, então sempre dou o benefício da dúvida... Mas não conhecer o remetente já liga o desconfiômetro. E eu não abro anexo sem confirmar nem do e-mail da minha mãe!

2 - bingo! Passo o mouse sem clicar sobre os links do "processo" e do MSN na mensagem, que apontam para o mesmo lugar: um domínio atmnt.com estranho, com redirect etc. Mais fake impossível. E o anexo per se é falso, a mensagem NÃO tem anexos e usa uma gif de um clipezinho para simulá-lo.

Mesmo assim, o scam impressiona e mexe com um medo primordial de qualquer pessoa, que é se ver envolvida em algum procedimento jurídico, seja como testemunha, vítima ou whatever.