sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Who watches the watchmen?

Conversando sobre o tema com um amigo outro dia, chegamos a uma conclusão engraçada (no sentido weird da palavra):

Quem é stalker sempre espera que o "stalkeado" também o "stalkeie".


Alguns têm tanta certeza disso que chegam a assumir que você está por dentro de cada detalhe da vida deles. Normalmente eles também acham que cada IP estranho ou pessoa que visitou seu perfil no Orkut têm segundas intenções ou fazem parte de uma conspiração maligna para tomar conta das suas vidas. Deve ser duro para eles acreditar que as outras pessoas têm mais o que fazer.

Eu creio que entendo porque: normalmente são pessoas que acham que o mundo gira ao redor delas e as pessoas agem e reagem de acordo com as suas ações. Que haja vida fora do seu universo é inconcebível para elas. Mais gente do que se pode imaginar pensa e age desta forma, e é preciso maturidade (e, em alguns casos mais sérios, terapia) para não cair nesta armadilha. É uma inversão curiosa, também, na relação do voyeur com seu objeto de, digamos assim, atenção, quando após se identificar com o objeto observado e desenvolvida a obssessão, ele passa a esperar que o objeto observado reaja à sua observação e, por fim, passe a observá-lo também.

Claro que o voyeurismo, respeitados os limites do saudável, faz parte da web. Todo mundo que eu conheço lê pelo menos um blog de alguma pessoa que não conhece pessoalmente porque caiu lá e achou interessante, inclusive eu. Nem por isso eu espero que o Neil Gaiman saiba os ingredientes do cappucino que eu tomei no café da manhã :P