sexta-feira, dezembro 28, 2007

Tradições

< querido diário >

Eu não sou muito fã de Natal. Além de me trazer lembranças ruins, o único deus menino de quem eu celebro o nascimento costuma fazê-lo no inverno. Mas, quando se tem uma família legal, qualquer desculpa é uma boa desculpa para se reunir e confraternizar com ela. Este ano, em especial, a família é a do Namorado. Estes têm sido dias divertidos: meu filho finalmente conheceu seus novos "primos" e ele e o sobrinho do meu namorado já se tornaram a dupla dinâmica da casa.

Curitiba per se é um lugar muito legal para se passar qualquer período de descanso (mesmo que, no meu caso, forçado), melhor ainda numa casa cheia de uma família tipicamente italiana, com uma sopa de sotaques bem brasileira, no entanto: eu e Gabriel colaborando com o carioca onde se pode escutar desde o curitibano típico, passando por várias variantes de Minas e um quê de fronteira de Rio com Minas quase indecifrável.

E não é que foi um Natal muito legal, passado com a minha família emprestada? Os adultos prepararam uma surpresa para os pequenos, e um "papai Noel" muito engraçado de óculos escuros com um certo sotaque italiano teve de ser ajudado a trazer os três sacos de presentes que foram precisos para dar conta da famiglia toda. Foi divertido ver os olhinhos das crianças brilhando - até mesmo o meu, que esqueceu o ceticismo na hora, ansioso para receber o aeromodelo que ele sabia que ia ganhar, sem saber das pequenas surpresas que eu e o meu nerd preparamos. Eu também fui agradavelmente surpreendida porque meus sogros me presentearam com o livro do Scott Mccloud (weeeee!!!) e o meu amor me ajudou a completar minha trilogia do Graal do Cornwell, finalmente :) Eu, por minha vez, dei a ele uns jogos a mais para o Wii.

Meu sogro cozinha muito, e muito bem, e provavelmente eu vou sair deste final de semana com todos os quilos que eu perdi enquanto fiquei internada devidamente recuperados (como se come nesta casa!). É uma coisa de louco ver esse homem na cozinha, e o melhor de tudo é que eu estou dividindo apartamento com o aprendiz mais dedicado dele :P Pelo menos minha cunhada é nutricionista, daí se eu tiver de fazer dieta depois tudo fica em família rs...

A parte mais curiosa de se conviver com a família dos outros é reparar nos pequenos detalhes que fazem as tradições de cada uma. Me peguei fazendo isso após ter quase surtado ao ver a tia do meu namorado se preparando para jogar os papéis dos presentes abertos fora, porque na minha família os papéis de presente ganhos vão para baixo da cama, para garantir que se ganhe mais presentes no próximo ano. Mais do que simpatia,um hábito. Tradição de família, da minha família. Foi automático, e eu nem comemoro ou ligo para Natal rs... Mas se você for olhar os papéis estão lá, embaixo da cama, até o Reveillon passar. De resto, descobri que a sogra da minha cunhada, tipicamente curitibana, faz um "bolo de Natal" (eu nem sabia que isso existia) com nozes que é uma perdição. Agora só preciso da receita :)

< / querido diário >