domingo, fevereiro 03, 2002

Uma longa conversa com uma amiga minha, que está desempregada, me lembrou de uma frase que eu ouvi há pouco tempo, de uma outra amiga que estava com um curriculum meu pra apresentar a uma empresa: "ah, o pessoal achou o seu curriculum bom demais, acham que você está superqualificada para o trabalho!"
E essa @#$@# virou moda, já há alguns anos. Não passa de um jeito hipócrita e falsamente gentil de dizer que você não serve para eles. O que me irrita é o PORQUÊ você não serve para eles! Não é porque você vai cobrar mais caro pelo seu trabalho do que eles podem pagar ou porque você vai usar aquela vaga como trampolim para algo melhor. Me parece mais uma imbecilização do mercado de trabalho. Os amigos que tenho nessa situação (EU ando me agarrando ao emprego que ia usar como trampolim com meus braços e pernas já tem dois anos por vários fatores então não sou exemplo de nada pra ninguém) são todos inteligentes, questionadores, com capacidade de trabalho em equipe, liderança natural, aprendem rápido e com experiência diversificada. Teoricamente, o sonho de qualquer departamento de RH. MAS o problema é que são competentes demais, inteligentes demais, sabem demais, pensam demais, têm experiência demais. OU os departamentos de RH atualmente só contratam adolescentes retardados para pré-moldagem padronizada criando autômatos corporativos... A realidade cruel dos fatos que esses responsáveis pelos deptos de RH parecem simplesmente não enxergar é que pode ser muito lindo eu falar três línguas, ter pós-graduação no exterior, blá blá blá MAS eu também tenho que pagar aluguel, sustentar filho, pagar contas. Ninguém com responsabilidade suficiente para se candidatar a uma vaga de emprego, que diz que quer a vaga e precisa do trabalho vai sair por aí pulando de um canto para outro a cada seis meses. Ou será que estou viajando demais? Bom, pelo menos eu penso assim. E tenho medo do meu futuro profissional (de que adianta me aperfeiçoar se ao invés de aumentar minha empregabilidade quanto mais qualificada eu for menos chances tenho?) e temo também pelos meus amigos. Desde quando ser inteligente e preparado virou motivo para ser excluído do mercado de trabalho???!!!

Talking with a friend who's unemployed I remembered that not so long ago I saw myself at the same situation she's right now: I had a curriculum rejected by a company because the RH department said I was "super-qualified" for the job. I was too good for the job. And it's like a fucking virus, there's some years now. It's just a false and hypocrite way to say you aren't in fact good enough for them. What drives me nuts is the WHY they don't want you there! Isn't because you're expensive or will just take the job to use it as a springboard to a better job. I'ts more like a work market general imbecilization. The friends I have at this situation (I AM in fact grasping my "wouldn't-to-be-there-all-this-time job" with both two legs and two arms there's 2 and a half years so I'm not perfect and not a good example to anything) are intelligent, inquirers, like to and know how to work and fit well in workgroups, are natural-born leaders, learn fast and have a large ammount of experience. They should be every RH department's dream. BUT it seems they're too capable, too intelligent, think too much, have too much experience. OR RH departments are just contracting empty-minded teenagers to pre-mold them into corporative robots... And the personal needs of the victims of this strange new type of prejudice seems to not have any significance at all. Well, I think that if you're looking for and saying you need the job it wouldn't be to treat it as a temporary position and just kick it six months later. Am I being crazy? Don't think so. I keep traying to say to myself I shouldn't be scared, but I can't: what of my business career? It seems the more you improve your knowledge and competence, less chances you have to get a job?! I'm worried about my friends too. Someone tell me please since when being intelligent and qualified is a way to alienate someone from work's market?!