terça-feira, maio 01, 2007

Museu de grandes novidades


Eu até tentei gostar de Second Life e há algumas coisas bem legais sendo feitas pelo pessoal que freqüenta o "espaço" lá há mais tempo, mas tem uma coisa que me incomoda MUITO.

Aliás, mais de uma.

Primeiro, o hype ridículo que vem acontecendo como se Second Life fosse o primeiro ambiente 3D virtual em que você pudesse construir casas etc, conversar usando avatares, vender, comprar e foder. Bah.

Lá pelos idos de 1997 eu já fazia isso. Veteranos de internet conhecem o AW (que eu já usei muito e agora se chama Active worlds e parece continuar interessante). Coisas mais pops como o The Palace (com smiles bizarrinhos e possibilidades de vários avatares e infelizmente ambiente das famigeradas dollz que pululam junto com gifs animadas em blogs adolescentes) e até a Microsoft já tentou entrar nessa de chat visual com o vovô Comic Strip(que era 2D e originalmente se chamava Comic Chat, com um look-and-feel de uma página de histórias em quadrinhos animada e direito a balões de fala sobre as cabeças dos avatares).

Eu já dancei muita macarena online no Alpha-agora-Active Worlds antes de dançar salsa em Second Life.

E vejam só, um livro de 1998, Avatars! Exploring and Building Virtual Worlds lista os programas 2D e 3D que se usavam na época, com a primeira geração de Lentiums: AlphaWorld, Worlds Chat, The Palace, Onlive!, WorldsAway, OZ Virtual, Virtual Places, V-Chat, Comic Chat, IDMoo, Utopia, the Seven Wonders of VRML, and gaming worlds like Meridian 59, CyberPark, and The Realm.

Segunda: DEZ ANOS DEPOIS Second Life ainda tem gráficos 3D ruins e limitados. Porra, eu fui convidada para DANÇAR e meu parceiro de dança e eu passávamos um por dentro do corpo do outro. Como fantasmas. E volta e meia eu entro inadvertidamente em uma parede ao caminhar usando as setas do teclado. E eu pensei que havia me livrado disso nos jogos há anos atrás... As opções de construção estrutural de um avatar são limitadas e é preciso usar diversos tipos de skins para obter uma imagem mais natural, mas mesmo assim os polígonos estão lá. Sim, os avatares são bem legais e menos toscos do que dava pra fazer há dez anos, mas hey! Tem jogos online com gráficos BEM melhores e sem o amadorismo do avatar "gasparzinho", então existe tecnologia pra isso.

Eu gostaria de entender como é que um programa que exige tanta máquina pra rodar (meu micro tem um ano de idade e sua placa GForce já é considerada não só ultrapassada como na barreira do que o SL precisa pra rodar) só consegue entregar o mesmo tipo de interface tosca que rodava no meu Pentium 100 em 1998!

Isso é uma implicância velha minha: não gosto de empresas que vendem produtos que obrigam você a trocar de micro para usar o produto. É um dos motivos pelos quais eu odeio profundamente a Microsoft. Meu próximo computador vai ser um Macintosh. Foda-se o Windows Vista. Pelo menos Macintoshs não são descartáveis.

Seguem algumas telinhas dos avôs do SL que eu usava enquanto a garotada tava vendo os Teletubbies:


Microsoft Comic Chat

Microsoft Comic Chat

The Palace




Active Worlds