quarta-feira, março 19, 2008

Um mistério que só Steve Jobs explica

Eu já fiz incontáveis syncs no meu iPod Shuffle desde que o ganhei no dia dos namorados ano passado. No meu PC desktop que ficou no Rio, no mac mini, no meu notebook antes de reformatá-lo há algum tempo atrás. Como eu disse, reformatei meu notebook há cerca de um mês. Daí coloquei algumas músicas no HD, já que sem música eu não vivo. E instalei o Winamp para gerenciar o iPod.

O Winamp tem uma coisa que eu adoro que o iTunes não tem: ele permite fazer backup das músicas que estão no iPod para o micro, o que é ótimo quando você não tem as músicas que gosta de ouvir no computador que está usando naquele momento. E eis que eu mandei ele jogar todas as músicas que estavam no iPod no micro, e depois, aproveitando que havia algumas músicas já no micro que eu queria passar pro iPod, mandei o Winamp encher o iPod em modo shuffle (explicando para quem não tem um: o programa seleciona aleatoriamente as músicas para encher o seu iPod).

Aí começou o mistério: apareceram músicas no iPod que eu tenho certeza absoluta que NÃO estão no meu notebook e NÃO estavam no iPod quando eu mandei o Winamp fazer o backup no note. Eu chequei, aliás, mais de uma vez o notebook: catei cada arquivo de música que tenho nele e não achei nenhuma dessas faixas!

São as músicas da playlist do aniversário de 9 anos do Gabriel. Elas estavam no meu desktop que está no Rio, NUNCA estiveram neste notebook antes dele ser formatado, ele FOI formatado, elas NÃO estão no notebook agora. Quando eu mandei o Winamp pegar as músicas no iPod e backupear no micro, ele NÃO copiou essas faixas. E, mesmo assim, de algum jeito, elas foram parar no iPod depois que fiz o sync. É como se, de alguma forma, o Winamp tivesse recuperado a informação apagada da memória do iPod, o que ainda não explica porque as músicas estão nele mas não no meu HD. Eu não consigo achar uma explicação decente para isso.

De resto, eu acabei gostando de ter algumas das músicas da festinha do Gabriel no iPod, mesmo que sem querer. Sempre que toca alguma, eu lembro dele, e estou morrendo de saudades do meu filhotinho.