sexta-feira, maio 03, 2002

Hmmmm... Eu tava cá pensando com meus botões que hoje em dia, de "webdesign" eu já não sei quase nada... Parece que a cada dia que passa se vc não sabe fazer uma linha de programação vc está cada vez mais perdido... Estava lembrando como eu comecei a mexer com computadores, da época da facul em 93 quando os micros ligados na Internet eram só privilégio do meio acadêmico e um amigo me apresentou praquele negócio de BBS na casa dele e eu achei chato... As pessoas trocavam correspondência por e-mail usando Unix e eu blasé achava que aquilo era até legal mas não muito diferente de ter penpals... Por outro lado, na comunicação o laboratório de informática equipado com 486s permitia que a gente começasse a aprender na prática a lidar com softwares como o Corel e o Pagemaker... Enquanto isso nos bares a gente discutia filosoficamente se os computadores iriam substituir todo aquele pessoal que ficava nas pranchetas das agências, fazendo ilustrações com ecoline a abrindo letra na mão... Eu tinha um certo receio daqueles bichos porque afinal de contas, os alunos da faculdade que tinham um micro em casa pareciam viver num mundo completamente diferente do meu, que tinha que fazer os layouts das aulas de programação visual usando imaginação e letraset e mais tarde esperar horas intermináveis pra usar um dos 3 computadores do laboratório com Corel Draw instalado... Eu, que sabia exatamente o que queria fazer da vida quando entrei na faculdade - desenho animado para comerciais de televisão - naquele semestre de 94 estava justamente puxando uma disciplina de Cinema de Animação de manhã e só tinha aula de publicidade à noite... Com metade do dia livre sem fazer pelos corredores do IACS resolvi encarar o computador de frente e aprender se haveria algum programa no micro que servisse pra fazer animações... Assim começou meu namoro com o CorelMove, única coisa que a faculdade tinha pra fazer animação, enquanto eu aprendia as técnicas de animação 2D tradicionais nas aulas de cinema de manhã... MAS acabei dominando mesmo foi o CorelDraw, depois o Photoshop e quando vi, estava trabalhando no estúdio de uma agência de publicidade porque sabia mexer com isso e a minha chegada, junto com o micro, acabou tirando o que fazer do cara que fazia desenhos com ecoline, do cara que abria letras... que eu nem sei o que fizeram quando saíram de lá depois que o estúdio foi "reformulado" e compraram mais micros... Até aí eu já tinha saído de lá pra ser diretora de arte em outro lugar... E os filmes que eu queria fazer ficaram só na imaginação e nos rafes...
Aí um belo dia eu comprei um modem e aprendi a usar o Geocities e as primeiras tentativas de páginas a gente fazia no Netscape Composer, eram fanzines eletrônicos sobre quadrinhos... Depois veio o Adobe Pagemill até um dia que um amigo falou sobre o Dreamweaver da Macromedia (acho que era 2 ainda...) e sobre o Flash... e aí eu quase chorei de felicidade, porque o Flash era tudo o que eu queria: um software BOM e FÁCIL que me permitia fazer animação em 2D no meu micro em casa sem precisar transformá-lo numa filial da Industrial Light & Magic... Depois os canais foram se misturando e hoje em dia o Flash perdeu o foco da animação e virou um programa pra fazer aplicativos e apresentações complexas pra web... E até mesmo os fanzines que tem pela web usam e abusam dos recursos das páginas comerciais... E a coisa chegou ao ponto de um dia numa lista de webdesign eu ler um cara falando que o Flash não era um programa para ser "sub-utilizado" fazendo animaçõezinhas...

Quer saber? Prefiro que não me chamem de "webdesigner" já que eu não sei mexer com asp, cgi e javascript... Eu sou tão e somente uma desenhista que gosta de mexer com web... Ainda ganho a vida com mídia impressa e estou a kilômetros de distância hoje em dia de fazer trabalhos animados pra comerciais de tv. Mas vou continuar brincando com o Flash MX e aprendendo a brincar de webdesign, uma linha de programação aqui, outra ali, um help dos amigos... Por aí acho que já tá bom. Até porque outro dia eu tava vendo que o cara da xerox colorida que abriu perto da minha casa faz homepages de até dez páginas por trezentos reais e layouts a 30 reais. E se "webdesigner" hoje em dia é isso, então tá na hora de pensar em uma nova profissão.