sexta-feira, julho 18, 2003


Legenda: da esq para a direita atrás - Suda de cabelo comprido (meu atual), Renatus, Marcos Dantas, Allan, Lauro e Ricardo França com Lorena bebê. Sentados: Dino Freitas, Marcelo Gonçalves, Assumpção (meu ex) e eu gravidíssima de quase oito meses no churrasco comemorativo dos dez anos do Covil.


Senta que lá vem a história...

Há dez anos atrás, em dezembro, não numa galáxia muito distante mas na segunda Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, eu era uma criatura dentuça que achava que sabia desenhar, caloura na faculdade e batendo ponto extasiadamente quase todos os dias do evento no CCBB e nos Correios (vício iniciado na Anima Mundi)... por ali, eu e Ana Marta bagunçamos o coreto das palestras e uma bela sessão de vídeo dos correios um cara puxou papo comigo porque eu tinha acabado de comprar uma edição nova de Sandman... e ele estava fundando um grupo de fãs de quadrinhos com intenções de cooperativa de artistas chamado Sociedade HQ. Ele me disse que havia marcado uma reunião com o "famoso" Covil, grupo de quadrinistas que havia ganho um prêmio de melhor fanzine na Bienal (me lembro vagamente de ter visto o França ou outro covileiro subindo ao palco e pegando o tal prêmio). E lá fui eu. Um domingo de ressaca, virada depois de uma noite maravilhosa em Piratininga onde a banda de um colega de Teresópolis tocou num projeto q havia lá por essa época, emendando num luau improvisado... Participei da famosa reunião no Plaza Shopping onde o Covil procurava sangue novo pra renovar o grupo e a Sociedade HQ procurava sentir um pouco do gostinho de ter alguém com um mínimo de notoriedade perto deles :P Fui ficando, fui ficando, acabei diagramando um número polêmico do fanzine depois de ter casado com um dos covileiros que conheci naquele dia... E hoje namoro outro (confesso a vocês que tive uma queda por ele desde o primeiro dia em que o vi).

Cinco anos atrás, cheguei mesmo a fazer um site (deletado já do Geocities graças aos deuses!) comemorativo para os dez anos do grupo. Hoje ele é um debutante de quinze aninhos... virou Yahoogroup e ganhou membros ilustres como o Divino, rs. E assim como éramos o melhor fanzine de quadrinhos do Rio de Janeiro (ou o mais "cabeça" como saiu nos jornais da época...) somos a melhor lista de discussão de quadrinhos do Yahoogroups!

A bebemoração da efeméride rola hoje, daqui a pouquin, nakele barzim do lado do Espaço Cultural dos Correios atrás do CCBB.
Ça veut dire que vai fazer dez anos que eu conheço essa gallera... iiirrc... dos 17 aos 27 não ganhei uma gota sequer de juízo!