quinta-feira, agosto 05, 2004


Ficção Científica Retrô ou o Pretérito do Futuro Presente



Hoje eu tive A conversa com meu filho... Eu sempre soube que um dia a teria, mas mesmo assim foi estranho...

"Mamãe, porque você não me dá aquelas moedas que tem guardado na sua gaveta?"

"Porque elas não servem pra você comprar nada meu amor, são só lembrança... Elas deixaram de valer quando a moeda mudou de nome por causa da inflação..."

"Mamãe, o que é inflação?"

"É algo que existia antes de você nascer... Aquela moedinha de 5.000 cruzeiros que você viu é uma lembrança do dia que a mamãe passou no Vestibular... De lá pra cá já tivemos o cruzeiro, o cruzado, o cruzado novo, o cruzeiro de novo (foi? eu nem lembro...) e só depois veio o Real..."

E eu fiquei me sentindo TÃO velha. Meu filho é um "filho do Real". Ele não sabe o que é inflação. Não consegue sequer imaginar. Ele só conheceu UMA moeda nacional. A moedinha de dez centavos que eu dou pra ele hoje continua comprando uma bala dentro de um ano. Oxalá ele nunca saiba como era...