terça-feira, setembro 07, 2004

Blé. Vocês vão me ver BEM menos online de agora em diante. Quer dizer, em horário comercial. Baixou a inquisição lá no trabalho. Estão bloqueando toda e qualquer forma possível de navegação na Internerd que não seja por sites "autorizados". Até aí, tudo bem. Entendo o lado da empresa: um dia teve um CODA que imprimiu 20 (!) folhas de *chat* do UOL numa impressora de rede. O Orkut vicia (embora eu agora ande mais no Multiply, he). Mas no geral, todo mundo na empresa fazia seu trabalho e as outras coisas nos intervalos e sabia onde estavam as suas prioridades.

O *foda* é que, no meu setor, os limites entre o que é trabalho e o que é particular são extremamente rarefeitos. Se eu faço uma ação promocional de divulgação no Orkut de um novo lançamento em todas as comunidades de cinéfilos, isso é trabalho ou diversão? Se eu converso com um colega designer no ICQ pedindo ajuda na divulgação de um filme no "meio" que ele freqüenta e qual era mesmo o nome daquela gráfica mas no meio do caminho falamos sobre relacionamentos pessoais, o que exclui o quê? E se alguém mete o pau em determinado filme num blog de crítico de cinema mas o acesso a qq coisa que tenha a palavra "blog" foi bloqueado no servidor, como alguém na empresa vai ver ou saber a não ser quando der merda?
Vai ser extremamente bizarro fazer uma pesquisa no Google pra descobrir informações sobre um filme e ter de desbloquear página a página pra saber se cada uma tem ou não a informação que estou procurando. A longo prazo, um esforço inútil e contra-producente. Fora a poda radical no tesão de criar algo novo e espontâneo para cada filme com as ferramentas novas que surgem a cada dia. Fora o saco que vai ser ter de desbloquear cada site com que eu fechar uma nova promoção... Não gosto do modo de pensar onde hey, que diferença faz ser criativa ou burocrática se o salário é o mesmo no final do mês? Mas se me atam as mãos, fazer o quê, né? Que venham os freelancers!

*enquanto isso, continuo postando do computador de papai :P. E por e-mail. E, em breve, depois que me mudar, do apartamento novo, que terá Velox. Hmmm... Com Velox eu vou ficar insuportável... E ai, que saudade de postar via Palm!*