segunda-feira, outubro 23, 2006

Pequena constatação


Paro para mergulhar no universo de Decadência... Reler as histórias, rever o que tem a ver ou não tem hoje em dia, o que ainda funciona e o que não funciona... As histórias já estão mais ou menos alinhavadas em uma ordem cronológica, os buracos estão sendo preenchidos. É sempre um prazer voltar a desenhar e, em meio à crise de perfeccionismo dos 30 foi bom rever até onde eu já havia chegado para perceber que meu traço é menos pior do que eu estava me lembrando rs...

O que mata, o que eu notei que vai me dar um trabalhão se eu levar essa idéia maluca de colocar este material na Internet são duas coisas: eu tenho um estilo completamente diferente de desenho na tablet e no papel. E até agora não me entendi bem o suficiente nem com o Photoshop, nem com o Illustrator e nem com o Painter para solucionar esta divergência. Curiosamente, parece a mesma travada que eu dou quando vou fazer arte-final... O que não deveria acontecer, já que teoricamente o micro me dá mais liberdade de corrigir os erros...

A segunda coisa é que eu simplesmente não sei diagramar direito na horizontal... Páginas e mais páginas diagramadas verticalmente... Eu PENSO verticalmente quando diagramo. Mas sempre achei meio chato ler na web histórias que precisem dar scroll down. Web comics usam esta limitação sub-dividindo a ação nas páginas de forma que, mesmo que hajam painéis horizontais em uma mesma linha, a ação seja pautada pela linha de baixo. Lá se vão aqueles belos painéis verticais de página inteira com painéis menores espalhados ao lado rs... Eu gostaria de pensar diagramação estilo Nowhere Girl. Talvez eu consiga, é só questão de tempo. É que durante muito tempo foi natural pensar quadrinho para o meio impresso, formato da página em mente. E eu, logo eu, que até tese fiz sobre o tema da transição dos quadrinhos do meio impresso para o meio virtual, vejo na prática como é difícil tornar meu objeto de estudo em realidade :)