terça-feira, outubro 07, 2003

Estou vasculhando os arquivos dos 3 anos de posts e explicitando o link de onde tirei as imagens. Não creio que faça muita diferença pelo simples fato de que qualquer clique com o botão direito do mouse->propriedades informa de onde a imagem foi retirada. Mas fui "sutilmente" ameaçada por um site (que não divulgarei o nome por motivos óbvios) de consultoria para fotografias por um post (por sinal e infelizmente lindo, celebrando um acontecimento interessantíssimo) no meu fotolog. Irônico, já que eu sempre discuti a questão dos direitos autorais e adotei há anos o copyleft... Irônico, levando-se em conta o episódio passado com a ex do meu ex.

Um bocado profissional a atitude deles, pois disseram que por uma questão de "educação" eu deveria linkar o site deles, mas não deixando e-mail de retorno ou forma de contato a não ser o site. E a sutil ameaça de que "outros sites não são tão compreensivos" deve ser interpretada como? Eu devo me sentir uma pirata digital? Uma criminosa roubando impunemente o trabalho alheio achando que jamais será pega? Eu devo ser um bocado burra de "roubar" algo e ainda deixar o rastro levando à casa da minha vítima!
*MAS* como na web como na vida as pessoas estão mais interessadas em dividir do que somar e eu não quero me aporrinhar mais com isso (como se eu precisasse de mais motivos para me fazer sentir mal do que os que eu preciso superar diariamente!) vou ter o trabalho de revisar meus posts todos e explicitar o link. Se isso realmente faz alguma diferença já que eu espero que os meus amigos e conhecidos, ou seja, as pessoas que frequentam este blog e a quem ele é direcionado, não sejam navagadores tão primários que não saibam pra que serve um shift+click ou que botão direito->propriedade mostra o endereço fonte de uma imagem...

Enfim, esse é o tipo de site de fotografia e persona virtual que eu não recomendo a ninguém: aqueles mais interessados numa atitude predadora do que numa discussão do que caracteriza ou não o direito autoral na Internet e preferem dividir do que multiplicar.

Friso bem que o meu ponto aqui é a FORMA como fui abordada. Como alguém pode pedir educação de alguém sendo grosseiro?! Será que eu realmente precisava ser exposta dessa forma e tratada desse jeito? Porque a pessoa não me contactou por e-mail? Porque sequer pensou em procurar uma forma de me contactar? Pra me dar uma "lição de moral"? O que soa mais estranho é que ela sequer clicou no link de e-mail que existe na assinatura de TODOS os meus posts mas teve o trabalho de clicar no link do Fotolog!

Enfim, ¬¬

Para quem quer saber mais sobre copyleft e direitos autorais:

Por que somos contra a propriedade intelectual?

http://www.zago.eti.br/legal.txt (aviso aos preguiçosos que a navegação é por FTP)

E obviamente para tirar dúvidas tem o ICQ da melhor advogada especializada em direito internacional que eu conheço E que também tem entrado a fundo nessa discussão do direito autoral: 167433343