quinta-feira, março 06, 2003

A ÉPOCA DOS LÍRIOS SELVAGENS...

... saí de Copa tarde, numa sexta-feira quente, a cidade cheia de tudo que menos gosto no Carnaval... passei o resto da noite separando material de DD, tintinhas e otras cositas pra subir a serra... Fora um little stop em Alcântara para abastecer o walkman, a viagem foi tranquila... Mais uma vez fiz a rota do meu coração. Ando evitando ficar deprimida com o fato de que cada vez mais casas e pequenos comércios surgem no caminho que leva à entrada da subida para o Shangri-la... mas é verdade que o bando de turistas desmiolados subindo em direção à cachoeira de Monjolos no Carnaval sempre azeda meu humor, na mesma proporção em que a caminhada no meio da floresta sempre me renova... Tive de aturar as eventuais risadinhas dos farofeiros do inferno quando eu passava, eles sempre julgam pelo cabelo vermelho e pela roupa preta e eu normalmente fico pensando com meus botões "foda-se, sou EU que venho pra este lugar há 27 anos..." Invariavelmente eles ou os filhos deles esbarrarão comigo algumas horas mais tarde dentro da minha cachoeira e perguntarão se podem tomar banho ali... e aí, é a hora que EU começo a me divertir >:-D

Santo Aleixo nesta época do ano é um lugar perfumado por lírios selvagens, com cachoeiras de águas puríssimas que você pode pegar com as mãos em concha e beber sem receio e onde os mosquitos têm hora marcada para atacar, rs... MAS também é a época de ter que aturar retiro de crentes e farofeiros espalhando lixo pelas cachoeiras, ai, ai. Como os deuses sabem que eu preciso me divertir, deixam que alguns deles venham até mim hehehe... Naturalmente começo a lembrar os garotos que querem pular na cachoeira da ponte que leva ao Shangri-la das mortes horríveis que aconteceram nesse lugar e das lendas de fantasmas que moram debaixo da ponte e que saem de noite para perseguir os incautos que cruzaram por baixo da ponte uuuhhh... e daquele meu amigo que estava tomando banho na cachoeira quando veio uma cabeça d'água e o arrastou e ele acabou morrendo com a cabeça presa no fundo da cachoeira entre duas pedras, o pessoal só encontrando o corpo na cidade três dias depois... Outra que adoro, quando estou na trilha do meio da floresta que leva à cachoeira do outro lado, onde fica meu lago sagrado, e por acaso existem turistas aventureiros e corajosos que subiram até o local, de chegar com a cara mais natural do mundo e comentar: "ah, tem gente aqui... eu bem que desconfiei". obviamente perguntam porquê e eu digo "ah, é que eu vi uma sucuri/coral/a cobra que me parecer mais assustadora na hora vindo nessa direção, achei que ela tinha farejado alguma caça mas devem ter sido vocês... elas sempre ficam atiçadas com gente estranha andando na cachoeira. Vocês não viram? Era pequena, devia ter só uns quatro metros..." Naturalmente eles não viram, mas dependendo do grau de civilização ficam apavorados. As mulheres beiram a histeria. "...e você não tem medo?" "Não, elas já estão acostumadas comigo... eu cresci aqui. Mas se eu fosse vocês tomava cuidado. Essa é a hora que elas saem pra caçar..." Heheheheheheheheheee...

De resto, vida difíciiil... Comer carambola, amora, graviola, goiaba, abil no pé, fazer suco de limão e caju espremidos na hora, piscina e cachoeira com o filhote de manhã e na hora da sesta momentos fofos. Como esse, no domingo. Estou deitada quando o Gabriel começa a passar a mãozinha no meu cabelo e a cantar "...mamãe é a minha paixão/ mamãe fecha o olhinho/ a minha paixão vai dormir/ e eu vou fazer carinho nela / você é a minha paixão / e mora dentro do meu coração / Mamãe vai dormir / e você me faz muito bem / porque é a minha paixão / mamãe fecha o olhinho...". Derretimento instantâneo garantido...

Oh yes, e pros que fizeram o tal "Exotic Cause of Death Test" e tiraram "I will be stung by a swarm of killer bees" Gabriel teve seu momento digno de ter saído de um desenho do pica-pau no sábado: de repente sai do mato sendo perseguido por um enxame de abelhas e se atira gritando na piscina, tentando se livrar delas... Não se preocupem, foi só um susto. Esse tipo de abelha não tem ferrão, só faz mel... Mas a carinha dele foi ó-ti-ma...

E o alemão que tinha comprado o terreno acima do nosso fez uma pousada maravilhosa lá em cima... Fiquei encantada. Eles realizam projetos de eco-turismo etc etc... Porque sempre tem de haver um olhar estrangeiro para empreender algo decente num lugar que todo mundo que vai SABE que é maravilhoso e um verdadeiro paraíso?

Fotos de viagem tão logo mamãe revele :-)