sábado, dezembro 15, 2001

Eu já falei mal hoje da Internet do McDonald’s? NÃO? Então deixa eu falar de novo: É uma meeeeerrrda! História de terror de um domingo com chuva: quoi faire? Gabriel é doido por batata frita do McDonald’s e a outra opção é ficar mofando em casa. O McDonald’s é que nem prostituta velha, feia e catinguda: você vai lá, jura que nunca mais vai botar outra vez os pés naquela josta mas acaba voltando lá, na hora do desepero sempre acaba comendo lá de novo... Então toca pro McDonald’s, que meu filho, bombardeado pela propaganda massiva da TV e filho de peixe publicitário que é, adora. Instalaram uns 3 micros na filial (um deles com “cara de terminal” , um troço grande e feio...), vc com o tíquete da sua compra ganha um cartãozinho da “McInternet” que o vendedor gentilmente insere os dados no micro à sua frente... Legal, penso: posso checar meus e-mails enquanto Gabriel devora suas batatas-fritas... Passada a tela de inscrição, sou confrontada com uma versão do Netscape “para McDonald’s”, um trocinho ridiculamente feio, com uma barra vermelha em cima e que de Netscape não tinha nada, sendo a cara do browser da AOL. O tal cartão dá direito a quinze minutos de web e até você descobrir que pra navegar fora da rede interna do McDonald’s precisa clicar no ícone do Terra já se passaram uns cinco minutos de tentativa e erro, porque NADA ali te orienta quanto a isso... Então tá, vou para a página inicial do Terra, tudo corre bem. Digito http://www.hotmail.com e a barra de rolagem desaparece... Ainda tento logar na minha conta e clicar num dos meus e-mails, mas ela não volta de jeito nenhum e dos meus e-mails só consigo enxergar o cabeçalho... tentativas diversas, vai, volta, tenta o iG, a mesma merda. Só as páginas abrigadas no Terra têm barra de rolagem... ou seja, QUE MERDA NAZISTA!!!!!! Antes de completar meus quinze minutos dessa experiência de navegação medíocre, faço logoff e devolvo o micro aos mcinternautas, que devem ser uma cadeia na classe evolutiva abaixo dos usuários da AOL...

No cibercafé do grupo Severiano Ribeiro, muito pelo contrário, já havia uma barra de atalhos para os endereços de e-mail mais usados: estavam todos eles lá, a um click do mouse, num IE5 sem frescuras, o único detalhe era um timer discreto controlando o tempo de acesso.

Sabe que esse Netscape para Mcdonald’s não me desceu pela garganta até hoje? Antes da Micosofre entrar no mercado de web, o Netscape era o melhor browser do mundo... As primeiras versões do IE eram odiosas... Aí a Micosofre empurrou o IE garganta abaixo do público com o Ruindows, ou seja, todos os usuários novatos começaram a usar borwsers que vinham com o OS e a Netscape fez água. Aí a AOL comprou a Netscape e lá se foi um belo browser... Aliás, a AOL parece ter o toque de Midas ao contrário: tudo que ela toca fica estranho. O ICQ ganhou umas janelinhas que não têm nada a ver, o Netscape se tornou um browser quew atrapalha a vida do pessoal que faz design para web... Aliás, tudo em que as grandes metem a colher na Web se deteriora... Até o Hotmail ser comprado pela Micosofre, eu desconhecia o significado da palavra spam. Hoje, mesmo recusando terminantemente qualquer oferta de serviços etc por parte deles minha caixa postal é sempre inundada de spams oriundos de endereços .msn.com, alguns até espelhando meu nome de usuária, o que sempre me soa meio criminoso: quem dá direito a esses caras de usar o MEU nome de usuário para se fazer passar por mim e mandar um serviço para mim mesma? Assustador... E todo dia tenho que bloquear uns dez desses, e me considero feliz, porque as pragas se multiplicam no e-mail da minha empresa a uma taxa de uns trinta por dia.

Até aí, falando em browsers, o da AOL é o único que eu conheço que pressupõe por definição que seu usuário seja retardado. Odeio browsers e empresas que menosprezam a capacidade mental de seus usuários... Então tá: por ocasião do Rockinrio e da falência das internets grátis, passamos a analisar no meu trabalho qual a melhor saída pra voltar ao universo dos provedores... Meu chefe, na sua ingenuidade, havia se inscrito no AOL pra recuperar umas fotos que tirou durante o show, que aliás, nunca conseguiu ver. Mas já que se havia feito a inscrição neles, toca a instalar AOL na empresa. Primeiro o discador implicou com o PABX. Tivemos que ligar para lá e pegar uma configuração alternativa. Legal. Toca a navegar... e trabalhar. Mantemos 3 home-pages na empresa, o que com o AOL é simplesmente inviável... Tente salvar uma foto, por exemplo: o browser da AOL só salva em dois formatos: BMP e um formato proprietário da Aol que simplesmente NENHUM programa que lê imagens trabalha ou converte... Acesso a e-mail externo? A menina do Atendimento me informa que eles não possuem smtp nem pop, ou seja, só posso ler e enviar e-mails da conta do AOL. As outras simplesmente ficam sem acesso. Upload também dá erro... Ou seja, toda vez que eu tinha que fazer manutenção numa home-page ou recorria às grátis ou pegava emprestado o login de algum cliente com um provedor “de verdade”... A coisa é inviável... Ou você come, bebe e caga pelo jeito que a AOL manda ou você não faz nada. Se não estiver satisfeito, procure outro provedor. Adivinhe agora o que foi que eu fiz???????????????