quinta-feira, dezembro 13, 2001

Meu querido amigo Henrique, padrinho do meu filho, fez 30 anos este sábado. Como o Josimar (pai do Bruno, o outro afilhado do Henrique, da mesma idade do Gabriel) disse, ele agora está fazendo o seu upgrade pra sua versão 3.0, revista e melhorada. Só estou preocupada com ele, porque resolveu me dar um susto e vai precisar operar a garganta em janeiro...
Já falei sobre o Henrique aqui nesse blog, na época em que nos encontramos na Bienal, quando ele simplesmente "caiu de páraquedas" no meio do dia de autógrafos do tio Neil Gaiman (só o Henrique mesmo!!! :-) Esse finde estava parando pra lembrar como foi que conheci ele.
Eu tinha dezessete anos recém-completos e havia entrado na faculdade de publicidade da UFF. Na Comunicação, os trotes se alternam com a Semana aCalourada, com várias atividades, palestras, workshops, exposições e tal. Em 93, a coisa estava mais ou menos embrionária, mas quando cheguei à faculdade aquela semana, estava rolando uma exposição de ilustrações, inclusive quadrinhos, no DA (diretório acadêmico) do IACS.
Dentre os trabalhos expostos, umas pranchas tamanho A2 muito legais. Alguém que eu realmente esqueci quem seja ao ser perguntado sobre os autores dos trabalhos apontou um sujeito moreno de óculos num canto do DA e falou: esses aqui quem fez foi o nosso amigo Henrique, vou te apresentar a ele", me jogou na frente do Henrique e se mandou. Começamos a conversar e tal, falamos muito sobre vários tipos de quadrinhos e tal e acabamos ficando amigos.
O Henrique sempre que me via tinha o hábito de perguntar como eu estava. E eu NUNCA sabia o que responder... Porque esse negócio de "eu vou bem" é tão falso... Uma das hipocrisias da vida moderna. E quando você está passando por tantas coisas diferentes ao mesmo tempo na sua vida, feliz porque está amando alguém mas preocupado porque seu filho está doente, afinal como você vai? Bem ou mal? Eu NUNCA sabia o que dizer, e tentava explicar isso pra ele.
Ele ria e começava a me analisar. Eu achava engraçado e a gente continuava a conversar. Ele é um daqueles amigos pra quem eu sempre abri o que vai no fundo da minha alma... E acho que um dos únicos que sempre esteve ali pra me ouvir. Vai fazer dez anos, né, Henrique? Você tinha 22 e eu tinha 17...Agora temos respectivamente 30 e 25 quase 26...
Henrique também curte RPG além de quadrinhos e andava com uma turma de amigos tão diferente quanto ele ou eu mesma, que se reuniam para ir ao falecido Basement em Copacabana, ao suspeitíssimo Vollúpia em São Domingos, Niterói, quando o Bart tocava e promover partidas do famoso "GURPS Henrique" na casa/colégio da mãe do Josimar em Copa :-))
Ele também é doido por Dragon Ball Z e foi o culpado por eu ter parado pra prestar atenção na trilha sonora de Judgment Night, além de ter colaborado com pérolas da música gótica pra minha coleção particular e tb gostar de Iron Maiden, além de outras coisas. Pra completar, ele casou com a Cristina, e os dois simplesmente são um daqueles casais que "tudo a ver"...